O QUE É ATLETISMO?




História do Atletismo

   A história do atletismo começa há quase três mil anos atrás. É a forma mais antiga de desportos organizados, tratando-se de uma mistura de várias modalidades, que engloba corridas, saltos e lançamentos. Antigamente, estas capacidades físicas, eram ensinadas e valorizadas na arte da guerra e na caça.

   Os primeiros jogos de que há registo aconteceram na Grécia em 776 A.C, sendo apenas realizada uma prova de corrida dentro do estádio, em que os corredores usavam o elmo e o escudo (Cidade de Olímpia).

   O número de modalidades e provas foi aumentando, alargando assim a extensão dos Jogos e a sua importância, hoje em dia as três grandes habilidades físicas (correr, saltar, lançar), estão presentes em qualquer modalidade desportiva. O atletismo é uma modalidade de alta competição, que dá um prazer enorme de ver e praticar.

   Nos primórdios da modalidade, os corredores, faziam uns orifícios no chão para um melhor impulso no início da corrida. Hoje em dia, os corredores (velocistas) usam os chamados blocos de partida.

   Os blocos de partida são um engenho que é colocado na pista na qual é preso, ajudando assim os atletas a terem o impulso inicial na corrida. O que os prende à pista são pequenos bicos nas extremidades, têm também dois apoios para os pés que estão ligados eletronicamente a um aparelho em algumas competições, para detectar se o mesmo fez falsa partida e o seu tempo de reação na largada.

   As provas de atletismo são realizadas dentro de um estádio próprio para a modalidade, composto por uma pista oval com 400 metros.

   No atletismo existem várias provas, tais como: 100 m, 200 m e 400 m; meio fundo e fundo – 800 m, 1500 m, 3000 m, 5000 m e 10000m, corrida com barreiras ou com obstáculos; salto triplo; salto em distância; salto em altura; lançamento do disco; lançamento do dardo e do martelo; arremesso do peso; salto com vara; provas combinadas; maratona e revezamentos.



Provas de velocidade: (100m, 200m, 400m)
   
     Os atletas correm individualmente nos seus corredores, e são auxiliados por blocos de partida (ver descrição anterior) no início da corrida para um melhor impulso ao ouvirem o tiro, correndo na máxima velocidade até à meta.


Corridas de meio fundo e fundo:( 800m, 1500m, 3000, 5000 e 10000m)

CORRIDAS DE FUNDO

5 mil metros 



  Disputada por homens e mulheres, é considerada uma prova de fundo no atletismo, em que os atletas dão 12,5 voltas na pista.

 10 mil metros

  Outra prova de fundo disputada por homens e mulheres. Nos 10 mil m, os atletas dão 25 voltas na pista.

História

  Os 5 mil m também têm origem na Antiguidade, inspirados nas proezas dos mensageiros militares, que levavam instruções por grandes distâncias, principalmente em tempo de guerra. A primeira referência é da 15ª Olimpíada da Era Antiga, em 720 a.C.

   Já os 10 mil m são criação mais recente. As provas de fundo eram muito populares na segunda metade do século 19, principalmente na Grã-Bretanha. O primeiro tempo de que se tem notícia é de 1877, quando o inglês James Gibb marcou 33min31 na distância.

                                     

PROVAS DE MEIO-FUNDO

800 metros



  Prova disputada por homens e mulheres. Nela, os atletas dão duas voltas na pista. Os atletas largam divididos por raias, mas após a primeira curva podem cair para a raia de dentro.
1.500 m



  Também disputada por homens e mulheres, que percorrem a pista pouco menos de quatro vezes. Os atletas largam agrupados por raias, mas podem cair para a raia de dentro quase imediatamente.

História

  A corrida de 800 m já era disputada na Antiguidade. Conhecida como hippios, tinha, aparentemente, a mesma distância das corridas de cavalos, cerca de 740 m.
Já a prova de 1.500 m começou a ser disputada na França, no final do século 19, como a distância métrica correspondente à clássica corrida da milha (1.609 m).


   Os atletas nos 800m começam em corredores individuais, sem blocos de partida.  Após o tiro, correm 100m nos seus corredores e posteriormente passam a correr todos no mesmo corredor à chamada (corda), e a restante prova é feita por todos os atletas na pista mais interior, a pista 1. Nas restantes disciplinas (1500m, 3000, 5000, 10000m), os atletas antes do tiro de partida colocam-se atrás da marca na pista, posicionando-se todos lado a lado, após o tiro de partida os atletas correm logo à corda, tentando ganhar posição na pista mais interior, a pista 1.

 

Provas de barreiras :

100m feminino, 110m masculino e 400m masculino e feminino)
   Os atletas partem com o apoio dos blocos de partida, realizando toda a prova nos corredores individuais transpondo os obstáculos (barreiras) até ao final da prova, as barreiras para os homens encontram-se a uma altura de 1.06 metros, e para as mulheres a 84 centímetros, nas provas de 110 metros e 100 metros respectivamente. Na prova de 400 metros para os homens as barreiras encontram-se a 91.44 centímetros, e para as mulheres a 76.20 centímetros.

110 metros com barreiras



  O percurso de 110 metros é disputado em linha reta, com dez barreiras dispostas a intervalos de 9,14 m. A primeira barreira é colocada 13,72 m depois da linha de largada; a última, a 14,02 m da linha de chegada. Derrubar a barreira não desclassifica o atleta. A prova nessa distância é disputada apenas no masculino e as barreiras têm 1,06 m de altura.

100m com barreiras

  Prova reservada às mulheres. O percurso, de 100 m, também tem dez barreiras, dispostas em intervalos de 8,5 m. A primeira é colocada 13 m depois da linha de largada; a última, a 10,5 m da linha de chegada - as barreiras têm 0,76 m de altura. Como no masculino, derrubar a barreira não desclassifica o atleta.

400m com barreiras

  Prova disputada no feminino e no masculino. Os atletas completam uma volta na pista e a linha de largada é escalonada, de modo que os que correm do lado de dentro da curva percorrem a mesma distância dos que correm do lado de fora da curva. As dez barreiras são colocadas em intervalos de 35 metros, com a primeira 45 m após a linha de partida e a última a 40 m da linha de chegada. Aqui também derrubar a barreira não desclassifica o atleta. Para os homens, as barreiras têm 91 cm de altura; para as mulheres, 76 cm.




3 mil metros com obstáculos



  A prova é disputada no feminino e no masculino. Ao longo do percurso são dispostos barreiras e um fosso d'água. Na prova, cada atleta deve ultrapassar 28 vezes as barreiras e sete vezes o fosso d'água. Para as mulheres, as barreiras têm 76 cm de altura; para os homens, 91 cm. O fosso, obrigatoriamente colocado logo depois de uma barreira, tem 3,66 m de comprimento e seu fundo é inclinado, começando com 70 cm e chegando ao nível da pista no final.

História

   A origem das provas de barreiras e obstáculos é totalmente britânica, provavelmente relacionada às competições hípicas, e data de meados do século 19. No início, as barreiras eram simples toras de madeira cravadas no chão. A corrida de obstáculos (steeplechase, em inglês), foi introduzida no programa esportivo da Universidade de Oxford em 1860.


                        

Saltos: Horizontais - triplo e distância

   No salto em distância, os atletas fazem o salto a partir de uma corrida seguida da impulsão na tábua terminando o salto na caixa de areia. A tábua tem uma parte de plasticina  que delimita a zona de salto dos atletas, os que pisarem a plasticina vêm o seu salto anulado, pelo árbitro de chamada da prova, e a saída da caixa de areia tem que ser feita para frente e nunca para trás.

   No salto triplo a fase inicial é igual à do salto em distância com corrida, porém o atleta deverá realizar duas impulsões com a perna de direita e uma com a esquerda antes de finalizar o salto na caixa de areia, ficando assim (direita + direita + esquerda) ou (esquerda + esquerda + direita) partindo o primeiro salto da tábua.

                                     

Saltos Verticais

   No salto em altura, os atletas fazem uma corrida em círculo até ao colchão, fazendo a chamada com um só pé, transpondo um sarrafo que se encontra suportada por dois postes um de cada lado do colchão, não podendo derrubar a mesma sob pena de ver o seu salto anulado. Os atletas transpõem a fasquia de costas, é a técnica que hoje em dia todos os atletas praticam, mas anteriormente praticavam uma técnica que foi usada durante muitos anos (rolamento ventral), que consistia em passar a fasquia de frente com o peito e não de costas.

*FASQUIA = SARRAFO



   Salto com vara, os atletas começam por fazer uma corrida de aproximação ao colchão num corredor individual, chegando ao colchão colocam a vara num pequeno encaixe, a vara dobra propulsionando-os para cima transpondo uma fasquia também suspensa por dois postes, nas extremidades do colchão como no salto em altura, não podem derrubar a fasquia sob pena de o salto ser anulado.



Lançamentos e arremesso: ( peso, disco, martelo e dardo)

   No arremesso do peso os atletas lançam o peso dentro do chamado setor de arremesso. Este tem uma zona mais elevada que se chama “ anteparo “, é a zona limite para os arremessadores efetuarem os seus arremessos. Estes não podem tocar no “anteparo “ caso o façam o seu lançamento é automaticamente nulo, assim como se o peso cair fora do ângulo de queda.
Martelo                        Disco


   O lançamento do martelo e do disco também são efetuados dentro do setor de lançamento, só que este tem uma proteção chamada de gaiola. Vale também a regra de não sair pela frente após realizar o lançamento, e o implemento também deverá cair dentro da área delimitada de queda, no lançamento do martelo existe um anteparo que não deverá ser tocado pelo atleta no lançamento, pois o mesmo será inválido. O lançamento do martelo e do disco é mais perigoso que o do peso daí ter a rede de proteção.


   No lançamento do dardo, os atletas fazem uma corrida de aproximação à zona delimitada para o lançamento, num corredor individual que tem uma linha marcada que não pode ser tocada ou ultrapassada, tendo o lançamento que ser feito antes dessa zona limite, caso os atletas toquem ou ultrapassem a linha o seu lançamento é nulo.

As provas combinadas: (heptatlo para as mulheres, decatlo para os homens)

   O heptatlo é composto por um conjunto de sete provas, que se realizam em dois dias. Às atletas são atribuídos pontos mediante os resultados obtidos nas sete provas individuais, ou seja, as atletas têm que ter bons resultados individuais para obter o maior numero de pontos possíveis, no final da competição ganha a atleta que tiver somado o maior numero de pontos no conjunto dos dois dias de competição, o objetivo das provas combinadas é coroar o atleta mais completo nas várias disciplinas.

   No primeiro dia de competição realizam-se os 100m barreiras, salto em altura, arremesso do peso e os 200 metros.
   No segundo dia são feitas as provas de salto em distância, lançamento do dardo e para finalizar os 800 metros.

   O decatlo para os homens é igual ao pentatlo, só que acrescentam mais três provas, o objetivo é o mesmo, obter bons resultados individuais para somar o maior número de pontos possíveis, ganha a competição quem tiver o maior número de pontos no conjunto final das dez provas.

   No primeiro dia de competição as provas são: 100m, salto em distância, arremesso do peso, salto em altura, e os 400 metros.
  No segundo dia são: 110m barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento do dardo e os 1500m.



A maratona

   É a chamada corrida de fundo, os atletas correm uma distância de 42 km, e é uma das provas mais exigentes do atletismo, provoca um grande desgaste físico e mental aos atletas.


                              

Os revezamentos: (4x100m e 4x400m)

   São as duas únicas disciplinas do atletismo, em que os atletas constituem uma equipe de quatro atletas, com o objetivo de percorrerem um percurso individual passando o bastão entre si, o atleta do primeiro percurso passa ao do segundo, o do segundo ao terceiro, e assim sucessivamente até os quatro atletas terem completado os seus percursos individuais, ganha a prova a equipa que complete primeiro os percursos.
   O bastão é um tubo oco por dentro, normalmente feito em metal e é extremamente leve pesa apenas 50g, é este tubo que é transportado pelos atletas durante os quatro percursos.




A marcha: (20km femininos, 20km e 50km masculinos)

   Será talvez a prova do atletismo pouco praticada, mas não deixa de ser muito exigente, os atletas executam uma progressão mais lenta que na corrida, é feita passo a passo. Os atletas têm que manter sempre um dos pés em contato com o solo, e a perna que está em contacto não pode estar com o joelho flexionado, é uma das provas mais difíceis do atletismo.

  As provas de marcha atlética só podem ser disputadas à luz do dia. É uma exigência da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), para que os árbitros possam ver direitinho se os atletas estão marchando e não correndo. Na marcha, pelo menos uma parte de cada pé do atleta deve estar em contato com o chão ao mesmo tempo. Quem não seguir a regra pode ser advertido - com três advertências, o atleta é desclassificado. A IAAF também é exigente na hora de homologar marcas. Para isso ocorrer, a competição precisa contar com três árbitros internacionais, dos quadros da entidade.

  Em provas longas e desgastantes como as da marcha atlética - a distância varia de 20 a 50 km, em disputas que podem superar as 5 horas de duração - os atletas precisam de muito mais do que um bom preparo físico e emocional. Fundamental, por exemplo, para proteger contra o atrito, é passar vaselina nas áreas do rosto onde os óculos escuros ficam apoiados, além de axilas e virilha, que chegam a sangrar nas provas. Os tênis também precisam ser muito bem escolhidos, sob pena de se terminar a prova com bolhas sangrando no pé inteiro.

   (Os treinos dos marchadores alcançam cerca de 250 quilômetros na semana, contra 200 dos maratonistas, explica o técnico. Por isso, é preciso "descansar" os pares de tênis, para que os solados "voltem", de tão comprimidos que ficam depois de um treino. Assim, os atletas de longa distância fazem rodízio de uns cinco pares.)

Curiosidades: Existem outras provas no atletismo que são adaptadas para categorias diferenciadas como atletas menores de 14 anos( Sub - 14), e para atletas Master a partir de 35 anos de idade. 

REFERÊNCIAS

CBAT –Confederação Brasileira de Atletismo.
http://www.clubedeatletismo.org.br/bmf-bovespa/curiosidades

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVISOS IMPORTANTES